Cifonauta banco de imagens de biologia marinha

Sobre

O Cifonauta é um banco de imagens de organismos marinhos organizado por informações descritivas como classificação taxonômica, estágio de vida e geolocalização (veja a lista completa). As imagens são produto direto de pesquisas científicas e atividades de ensino em biologia marinha realizadas por estudantes e pesquisadores.

A documentação fotográfica é comum em estudos científicos, mas apenas uma pequena parcela dos vídeos e fotos produzidos acaba sendo utilizada em atividades didáticas, publicada em periódicos especializados ou estampada em folhetos e outros materiais de divulgação. Milhares de imagens com ótimo potencial para a divulgação científica nunca são publicadas. Foi com o intuito de aproveitar este material que o Cifonauta foi concebido.

Estudantes, professores, biólogos, oceanógrafos, artistas e curiosos em geral encontrarão imagens de variados ambientes e organismos marinhos. Desde os mais raros até os comuns, mas às vezes pouco ilustrados; criaturas frequentemente fotografadas vivas. Seres de aparência trivial, como peixes e estrelas-do-mar, até as mais estranhas formas. O conteúdo pode ser navegado através de inúmeros marcadores, árvore taxonômica ou através de nossa interface de busca onde os resultados podem ser refinados de maneira interativa.

Este banco é uma maneira de compartilhar informações científicas através de imagens e de mostrar a beleza e diversidade da vida marinha. Esperamos que seja utilizado como plataforma para divulgação científica na área e torne-se uma fonte confiável para todos aqueles interessados nos seres que habitam oceanos e mares.

O banco conta com colaborações de pesquisadores e estudantes, e o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Conteúdo do banco

O Cifonauta contém sequências de imagens de organismos, com variações de enquadramento, focalização ou exposição que possibilitam a visualização mais completa do ser fotografado, de sua tridimensionalidade, dos seus movimentos e comportamento. A maioria das imagens teve apenas a resolução reduzida para ser disponibilizada; poucas foram recortadas ou tratadas em algum programa de edição.

Além das fotografias e vídeos de organismos vivos, o banco conta com registros feitos por meio de preparações especiais. Técnicas que possibilitam a visualização de estruturas internas, órgãos, tecidos e células, como a microscopia eletrônica de transmissão ou que permitem visualizar a topografia externa dos organismos como a microscopia eletrônica de varredura que produz imagens detalhadas e com ampla profundidade de foco.

Explore

  • Buscador – Encontre imagens usando termos de busca e refine os resultados utilizando marcadores.
  • Fotos ou Vídeos – Visualize, ordene e refine todo o conteúdo.
  • Tours – Seleção de imagens representativas sobre um determinado tema.
  • Árvore taxonômica – Navegue e veja imagens de determinados táxons.
  • Marcadores – Veja todas as informações contidas nas imagens.
  • Localidades – Encontre imagens de um local específico.
  • Autores – Navegue por autores ou especialistas.
  • Referências – Lista completa de referências com atalho para imagens anexadas.

Técnicas

Grande parte das imagens do banco, atualmente, foi feita em laboratório empregando técnicas de microscopia de luz ou de macrofotografia em aquários. Nesse tipo de fotografia, o equipamento óptico (microscópio e estereomicroscópio) e as técnicas de microscopia são mais importantes do que a câmera fotográfica propriamente, que muitas vezes tem sido um modelo compacto simples (por exemplo, Nikon Coolpix 4500 e Coolpix P5000). A qualidade óptica dos microscópios utilizados (microscópio Zeiss Axioplan 2, com contraste de interferência diferencial, e estereomicroscópio Zeiss SV-11 com objetivas planapo) tem sido, portanto, decisiva no nível dos registros fotográficos e videográficos.

Seja um colaborador (no futuro)

A proposta inicial do Cifonauta é disponibilizar imagens produzidas por pesquisadores e estudantes que desenvolveram projetos de pesquisa no CEBIMar USP, criando assim o acervo básico do site. No entanto, temos bastante interesse em abrir a submissão de imagens para outros pesquisadores do Brasil (e do exterior) e assim tornar o banco mais completo e representativo.

Por enquanto, não temos recursos para processar mais material, mas caso tenha interesse em contribuir envie uma mensagem para informando o grupo com que trabalha e/ou os tipos de imagens (fotos de organismos, fotos de habitats, ilustrações, vídeos submersos, etc). Adicionaremos você na lista de colaboradores futuros e entraremos em contato explicando como a submissão irá funcionar.

Créditos e apoio

Autores

Alvaro E. Migotto & Bruno C. Vellutini

Apoio

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Edital MCT/CNPq nº 42/2007 - Difusão e Popularização da C&T (processo nº 551951/2008-7).

Agradecimentos

Ao CNPq pelo auxílio concedido no âmbito do Edital de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia.

Ao CEBIMar/USP, particularmente pela infraestrutura, parque de equipamentos e corpo técnico, por proporcionar condições excepcionalmente boas para manutenção e observação de organismos marinhos vivos em laboratório e em campo, as quais têm sido preponderantes para a formação deste banco de imagens. Aos técnicos de laboratório Eduardo Honuma, Elso Alves da Silva, Joseilto Medeiros de Oliveira, Joseph Marie Etienne Van Sebroeck pelas inúmeras coletas de material biológico e auxílios diversos. Ao Allan Rodrigo de Lima, analista de sistemas do CEBIMar, pela instalação e configuração do servidor do banco.

Agradecemos especialmente a todos aqueles que forneceram imagens e espécimes, identificaram organismos, ajudaram na montagem das preparações e colaboraram com ideias e sugestões.