Cifonauta banco de imagens de biologia marinha

Detalhes técnicos

Este banco de imagens é construído a partir de metadados dos arquivos de fotos e vídeos. Metadados são informações presentes dentro de um arquivo, sobre o próprio arquivo. No caso, as informações sobre espécie, estágio de vida, habitat, etc... do organismo mostrado ou mesmo a geolocalização e cidade onde foi tirada a foto.

Estes metadados são gravados nos arquivos através de um editor, aplicativo desktop desenvolvido para este projeto e batizado de Véliger. Os arquivos são lidos por um robô, denominado Cifonauta, que reconhece as informações e carrega/atualiza as imagens neste website.

Véliger

O editor de metadados Véliger foi desenvolvido com Python e sua interface montada com Qt. Com ele é possível adicionar metadados nas imagens, incluindo a geolocalização e referências bibliográficas relacionadas. Abaixo um screenshot recente do véliger em funcionamento:
Véliger -- Editor de Metadados

Cifonauta

O robô gerenciador Cifonauta é um script escrito em Python que interaje com o o banco de dados através do framework do site (Django). O script detecta imagens novas e modificadas e atualiza website.

Website

A interface web do banco de imagens foi criada com Django e com um banco de dados PostgreSQL.

Programas e bibliotecas de terceiros

Principais

Pacotes Python

Pacotes Django

Servidor

Serviços Web

HTML, CSS e JavaScript